Os Tesouros do Arquivo: A BD Disney exclusiva de Portugal (Parte 2)

Título Original: Os Tesouros do Arquivo: Quando os Irmãos Metralha roubaram a Taça do Euro 2004 (Parte 2)

     As referências à cultura e geografia portuguesas são abundantes nesta história de banda desenhada. Desde representações de monumentos e locais icónicos a simples menções a pratos da nossa gastronomia, há sempre alguma coisa que os leitores portugueses vão achar interessante.

    Ainda em Patópolis (ou Patolândia, segundo as dobragens), já existem duas referências portuguesas. Numa tentativa de arranjar algum dinheiro, os Irmãos Metralha mencionam as Sandes de Corato (ou de Courato) e os famosos Pastéis de Bacalhau. E apesar de terem a sua origem na Índia, também é de destacar a menção às Chamuças, que foram introduzidas em Portugal graças à culinária indo-portuguesa das regiões de Goa, Damão e Diu.


    E será que a caixa-forte do Patinhas também foi pintada em homenagem a Portugal? Acho que é mais seguro afirmar que se trata apenas de uma adaptação para o público português por causa da moeda. No  original, a caixa-forte contém o símbolo do dólar americano ($), mas também é uma espécie de trocadilho por se basear na letra S, a inicial do Patinhas nas versões originais (Scrooge McDuck).

    O Presidente da Câmara fala qual vai ser o trajeto percorrido pela taça, mencionando as principais localidades portuguesas de Porto, Coimbra, Leiria, Guimarães, Braga, Aveiro, Lisboa


    E como seria de esperar, é apresentada uma versão gráfica do percurso que o Patinhas, o Donald e os sobrinhos terão que fazer.


    Um pouco off-topic, mas tinha de referir que recentemente o comediante Diogo Batáguas fez um percurso idêntico num vídeo para a Sport TV. Aliás, grande parte dos estádios que ele visitou em 24 horas são os estádios criados para o Euro 2004.


    E qual é a cidade que teve o privilégio de ser a primeira a ser representada numa banda desenhada Disney? A cidade do Porto, pois claro. A cidade que me viu nascer foi também a cidade que recebeu a família Pato e McPato.



    Vai um salto da ponte como alguns jovens portuenses faziam? Ou preferem passar pela Torre dos Clérigos e pela Sé?


    Não? E que tal ver a programação do Teatro Sá da Bandeira? Ou uma ida ao Mercado do Bolhão?


    Alto lá? Peixe nada fresco? Mas isto não é o Astérix! Pelo menos isto poderá mostrar como as BDs francófonas influenciaram a cultura portuguesa.
    Seja como for, se calhar é preciso pegar no dicionário Portuense-Português enquanto se pede um cimbalino, ou não? Perdoem-me lisboetas, queria dizer "bica". E brasileiros, desculpem-me, queria dizer "café".
    Por falar em café, se calhar esta é uma boa oportunidade para falar na paródia Disney ao café Majestic.


    Depois da bulha no Bolhão, a taça passa pela cidade dos estudantes, Coimbra. Quem não se lembra das casas do Portugal dos Pequeninos? Como assim é "Pequenitos" e não "Pequeninos"? (Fora de brincadeiras, eu sei como é que se escreve o nome do parque temático. Apenas achei interessante como uma simples letra pode evitar algum tipo de processo. Mas se calhar é melhor não dizer isso em frente ao Huguinho...


    E será que em 2004 já havia o conceito de fat shaming? É que, embora eu não faça parte das tunas da minha faculdade, não me lembro de se ouvir falar em Mulher Velha na letra da Mulher Gorda. Mas parece que o Donald já aprendeu a Balada da Despedida.


    Depois de passar por Coimbra, os nossos heróis acabam por se cruzar com peregrinos... Será que passaram por lá por volta do dia 13? Uma coisa é certa, montaram a tenda em Pombal, a avaliar pela placa.


    Ainda antes dos diretos do Instagram e dos streams da Twitch, já estes patos faziam isso em pleno ano de 2004. E parece que o Tio Patinhas esteve atento às lições de História de Portugal.

    Desculpem se isto pareceu cringe. Eu estava literalmente sem ideias para o que haveria de escrever para esta publicação.
    Mas não vou dar mais spoilers, ou iria meter a banda desenhada toda. Por isso, vou dar por terminado este artigo. Em breve, vou recomeçar a escrever para o blogue e vou fazer mais publicações das Biografias Desconhecidas. Fiquem atentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário