Os Tesouros do Arquivo: Cassetes bootleg em Portugal (Parte 2)

Quais são as curtas-metragens em domínio público?

    Nesta segunda parte, irei falar nas curtas-metragens que se encontram em domínio público.

   Como é que essas curtas conseguiram chegar a esse ponto? Por duas razões: ou os estúdios não se importavam com as curtas em questão ou por mero esquecimento.

As Curtas da Disney

   O mais estranho é que a Disney tem algumas curtas em domínio público. Deixo aqui a lista dos títulos originais das curtas-metragens que se encontram em domínio público.

    Resumindo, a grande maioria dos trabalhos do Walt Disney antes da criação do Mickey estão em domínio público, assim como as propagandas da 2ª Guerra Mundial e uma curta ou outra ocasional em que a Disney poderá se ter esquecido de renovar os direitos de autor.

Warner Bros. e a A.A.P.

    No caso dos Looney Tunes, a lista é extensa e só se encontram em domínio público por desleixo da Warner Bros. na época. Mas o que piorou foi mesmo o facto de terem vendido os filmes à A.A.P. (ou Associated Artists Productions). Isso contribuiu para que grande parte do catálogo deixasse de estar debaixo do teto do próprio estúdio que as criou.

     Como são várias, recomendo consultarem a lista presente na Looney Tunes Wiki.

    O mesmo aconteceu com outras curtas (como curtas da Fleischer Studios, do Popeye, da Luluzinha, Casper e muito mais) que a A.A.P. adquiriu ao longo dos anos.

    Por norma, as capas são tentativas de recriar cenas de uma das curtas incluídas. Muitas vezes, a arte é tão vaga que ninguém iria adivinhar que aquilo serve para representar uma cena da cassete.

    Curiosamente, algumas das curtas em domínio público têm dobragens portuguesas oficiais. Ou seja, a Disney e a Warner Bros. encomendaram dobragens aos estúdios habituais que dobraram as outras produções deles. Por exemplo, existem no mínimo 14 curtas dos Looney Tunes dobradas nos estúdios da Matinha. Portanto, para quem conhece a clássica dobragem portuguesa, sim, o Carlos Freixo também dirigiu essas curtas, para além de ter participado nas mesmas.

  No entanto, foi graças a estas dobragens "clandestinas" que personagens esquecidas como BoskoFoxy e Gabby Goat (todos eles dos Looney Tunes) foram dobradas pela primeira e única vez (exceto o Gabby, que iria ser dobrado por Paulo B. na série New Looney Tunes).

    Gostaria de partilhar uma das curtas em domínio público da Disney que recebeu uma dobragem oficial (com as vozes de Rui Paulo e de Sandra de Castro como Mickey e Minnie, respetivamente).

    Na próxima parte desta saga, irei finalmente falar sobre a qualidade (ou a falta dela) dessas cassetes, assim como algumas comparações com curtas dos Looney Tunes entre as versões bootleg e as versões oficiais.

1 comentário: